InícioCuriosidadesElefantes: Curiosidades sobre os maiores mamíferos terrestres vivos

Elefantes: Curiosidades sobre os maiores mamíferos terrestres vivos

Os elefantes são animais incríveis, cheios de características únicas que os tornam diferentes de qualquer outra espécie no planeta. Suas trombas enormes e sua memória lendária são apenas dois exemplos.

A tromba de um elefante é um dos seus órgãos mais notáveis. É composta de músculos e ossos, e pode ser usada para ajudar o elefante a se locomover, pegar objetos e até mesmo comunicar-se com outros da espécie. A memória dos elefantes é outra característica incomum. Eles podem se lembrar de eventos que aconteceram há muitos anos, e além disso, são capazes de reconhecer rostos de outros elefantes.

Além disso, também são especialistas em alimentação. Eles podem comer até 300 quilos de vegetais por dia, e têm que beber cerca de 200 litros de água. Contudo, estas são apenas algumas das curiosidades sobre esses animais. Aliás, se você quiser saber mais sobre estes animais fascinantes, continue lendo o artigo que preparamos.

Elefantes curiosidades
Elefantes curiosidades

Principais curiosidades sobre os elefantes

Conhecidos pela inteligência e força, são animais admirados por muitas culturas e religiões. Podendo pesar mais de 6 toneladas e atingir até 3 metros de altura, são as maiores terrestres, são herbívoros e podem viver até 70 anos.

Com citado, são herbívoros e comem cerca de 150kg de vegetais por dia. Para digerir tudo isso, eles passam cerca de 16 horas por dia comendo e dormem cerca de 3 horas por dia.

Apesar de serem herbívoros, eles também comem insetos e outros invertebrados. Isso ajuda a manter a boa saúde dos dentes e das mandíbulas. Esses animais têm um estômago dividido em quatro compartimentos, que ajudam na digestão dos alimentos.

Os elefantes são animais sociais e de família. Vivem em grupos de até 30 animais, liderados por uma matriarca, a fêmea mais velha e experiente do grupo. Os jovens ficam no meio do grupo, enquanto os machos mais velhos ficam na periferia.

São animais inteligentes e possuem um bom senso de cooperação e comunicação. São capazes de reconhecer rostos de outros elefantes, e até mesmo de outras espécies. Podem se comunicar usando sons, toques e gestos.

Principais espécies de elefantes

A espécie africana se divide em dois subgrupos: os elefantes africanos (Loxodonta africana) e os elefantes da floresta (Loxodonta cyclotis).

O primeiro subgrupo, dividido em dois gêneros: o elefante africano (Loxodonta africana) e o elefante da savana (Loxodonta africana).

O segundo subgrupo, conhecido como o elefante da floresta, que é uma das subespécies de elefantes africanos.

Entretanto, elefantes asiáticos são classificados como um único gênero, Elephas.

Os elefantes africanos são os maiores da espécie, medindo cerca de 3 metros de altura e pesando cerca de 6 toneladas. Entretanto, os asiáticos são menores, medindo cerca de 2,5 metros de altura e pesando cerca de 4 toneladas.

Como citado, os africanos são os maiores mamíferos terrestres vivos. Ao contrário dos desenhos, eles não têm medo de ratos. Na verdade, eles têm visão fraca e, por isso, são atraídos pelo som dos ratos.

Curiosidades sobre os animais

Ameaças sofridas pela espécie

Ameaçados pela caça ilegal, sofrem também com o desmatamento e pelo conflito com os seres humanos. Além disso, a caça ilegal de elefantes para sua carne e o comércio ilegal de sua marfim continuam sendo problemas graves. O desmatamento reduziu o habitat deles, enquanto o conflito com os seres humanos está aumentando devido ao aumento da população humana e à expansão das atividades agrícolas.

De acordo com a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) classifica os elefantes africanos como sendo de “vulnerável” e os elefantes asiáticos como sendo de “em perigo”.

A tromba e os sentidos dos elefantes

A tromba do elefante de fato são grande narizes e longos. Elas chegam a medir 2 metros de comprimento e são extremamente sensíveis. Além de ser usadas para pegar alimentos e água, a tromba também é usada para se comunicar, seja para emitir sons, seja para tocar em outros da espécie. A água que os eles bebem é armazenada nas trombas, aliás, armazenam até 12 litros.

Quando ainda filhotes, sugam instintivamente em suas trombas. Isso não é apenas uma maneira de descobrir como usá-lo, é também um hábito que os ajuda a relaxar.

Os elefantes têm um bom senso de comunicação e são capazes de reconhecer rostos de outros da espécie, e até mesmo de outras espécies. A maioria nasce com orelhas pretas, que ficam brancas conforme eles envelhecem.

Possuem um sentido olfativo muito apurado, além disso são capazes de reconhecer até 30 outros elefantes apenas pelo odor.

É comum o elefante ficar triste quando perde um membro da sua família. Quando vê outro elefante morto, eles ficam paralisados e começam a chorar. Os elefantes têm grandes cérebros e uma memória incrível. Há relatos de que eles conseguem reconhecer outros da mesma espécie que não viram há anos.

Enfim, gostou das curiosidades? Então, veja mais em nossa categoria sobre o assunto.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments