InícioEsportesFaixas de karatê: significado e sequência das cores, exame de faixa          

Faixas de karatê: significado e sequência das cores, exame de faixa          

Você conhece todas as cores das faixas de karatê ? Você sabe qual cor representa qual grau? Você acha que a faixa preta é o fim do seu treinamento como atleta de caratê? Se a resposta para estas perguntas é não, então fique para descobrir!

Também conhecidas pelo nome de Dan, as graduações em karatê representam o momento de aprendizado em que o carateca se encontra. Para representá-los, é utilizado uma faixa, que terá uma cor ou outra dependendo do nível em que o atleta se encontra.

Temos certeza de que você sabe que o branco é para iniciantes e o preto é o representante um nível mais elevado no esporte, mas você sabe o que significam as outras cores? Nós diremos a você!

Faixas de karatê
Faixas de karatê

História das faixas de karatê

A primeira forma de artes marciais a introduzir o sistema de faixas coloridas foi o judô. No judô, as faixas coloridas mostravam o progresso do aluno.

Um sistema de classificação semelhante com faixas coloridas foi implementado no karatê. As escolas de Karatê Shotokan foram as primeiras a adaptar este sistema no seu treino.

Antigamente, as faixas coloridas eram obtidas tingindo a faixa branca com uma nova cor. O tingimento constante do cinto para obter uma nova cor levou à formação da ordem.

Isso explica por que as cores das faixas em ordem crescente ficam mais escuras com o aumento da classificação. O tingimento foi usado no Japão, pois era uma maneira barata de estabelecer um sistema de classificação visível.

À medida que os alunos progridem em suas classificações, passando nos exames de qualificação, eles recebem uma faixa de cor diferente.

Sequência de cores e relação entre as faixas

A sequência de cores, assim como a relação entre o posto e a cor da faixa (Kyu) difere de uma escola para outra.

Por isso, ainda hoje se mantém a tradição do sistema de faixas, onde se combinam as diferentes cores e significados, sob o preceito básico de que os chamados “obi” mudem de mais claro para mais escuro à medida que seus conhecimentos e prática no karatê aumentam.

Isso significa que o kyu é o grau ou nível em que os alunos se encontram, e que aumentará progressivamente à medida que as capacidades forem aprimoradas, com o objetivo final de alcançar a faixa preta, que se caracteriza por ser o grau de mestre neste esporte.

Ranking ou Kyu sempre começa em 10 e termina em 1. Depois de atingir a faixa preta, o aluno tem que passar por diferentes níveis ou dans, que são em ordem crescente de 1 a 10.

Poucas escolas de karatê presenteiam diretamente um aluno com a faixa branca, enquanto outras também qualificam os novos alunos antes de premiá-los com a primeira faixa.

Existem inúmeras “escolas” ou “estilos” de karatê, cada uma com sua própria ordem de faixas, com base no sistema de classificação.

Isso não significa necessariamente que o preto é o posto mais alto e o branco é o posto mais baixo.

A ordem geral das faixas de karatê é: branca, amarela, verde, azul, marrom e preta, mas isso pode variar de acordo com o estilo da escola e a ordem de cores que ela seleciona para seus alunos.

A razão das faixas coloridas no Karatê

O karatê atual tem a capacidade de medir o nível do atleta de karatê através do conhecido sistema de faixas coloridas. Eles também são chamados de “obi” e mudam do tom mais claro para um mais escuro no “kyu” ou níveis menores de karatê.

O “kyu” é o nível ou grau em que os alunos se encontram antes de obter a faixa preta, de maior maestria. Quando um atleta de karatê obtém a faixa preta, ele deixa de seguir o sistema kyu e passa para outra escala de graus ou “dans” que vão do 1º ao 10º Dan. Portanto, um atleta de karatê com 10º Dan é o de maior honra (pouquissímas pessoas o são).

Existem diferentes estilos de karatê, como kata ou kumite, com vários níveis e faixas. Cada estilo pode apresentar seu próprio sistema de classificação com variações de cores, graus e sequência de kyu, estabelecidos por dojos e organizações.

Como funciona a troca de faixas no karatê?

No exame de faixa, passar de uma faixa para outro pode levar meses. No total, da faixa branca à faixa preta, costuma levar cerca de três ou quatro anos, mas isso depende do progresso do aluno, da perseverança e das provas de avaliação perante um júri.

A faixa preta não significa o fim da estrada no esporte. Significa apenas que o aluno alcançou o conhecimento necessário, mas deve continuar avançando nos graus superiores do karatê (dinamarquês).

No karatê, a faixa preta é apenas o começo do caminho nessa arte marcial, pois não se trata apenas de técnica e desempenho físico, mas também de forjar um espírito humilde, respeitoso, confiante e com capacidade de superação.

Sistemas de graus no karatê

Antes de comprar sua faixa de karatê, é importante que você saiba que o karatê é dividido em duas categorias.

Sistema Kyu

É a utilizada pelos caratecas iniciantes e indica a progressão da faixa branca (nível mais baixo) para a faixa marrom.

Sistema Dan

É utilizado para caratecas com alguma experiência, ou seja, aqueles que já possuem a faixa marrom e inclui a faixa preta, ou seja, perfeição.

Significado das faixas de karatê

Branca

Branca: a pureza, o começo, a iniciação, é o verdadeiro começo nas artes marciais do karatê.

Amarela

Amarela: despertar, iniciar o caminho nas artes marciais, cujo significado vai muito além de ser um dos cinturões do karatê, é começar a renascer por trás do que pode ser uma prática diária e o verdadeiro ser que você começará a prometer ter nesta disciplina.

Laranja

Laranja: cor do fogo, portanto você deve estar sempre alerta em suas ideias e abordagens no Karatê. Indicativo de que seu estado de alerta é com seu próprio ser em relação ao seu conhecimento e ao que você tem que experimentar.

Verde

Verde: esperança, solidariedade, cor da terra que aos poucos você vai adubando para alcançar seu objetivo que está ainda mais próximo do que no começo, quando você estava em branco. Suas ideias sobre o karatê estão sendo modificadas e você sabe o que realmente quer com a disciplina que você pratica.

Azul

Azul: você pode visualizar com muita precisão o que está por vir. É a semelhança com um horizonte que você mesmo está planejando e com a sua concentração você consegue alcançar. Sensação de se sentir isolado com água por todos os lados, simboliza o grupo de ilhas que cercam o Japão. Muitos símbolos podem estar nessa cor em busca de algo que está próximo e você pode adquiri-la logo.

Marrom

Marrom: semelhança com as raízes que já estão firmes e vão gerando a árvore que precisa muito delas para manter seus galhos grandes.

Preta

Preta: ao contrário de outras tradições que o preto é tido como o fim, a destruição e até a morte, nesta arte marcial ele é tido como a grande experiência e como um verdadeiro símbolo de elegância e domínio sobre o que você pode ter ou o que você já conquistou.

Considerações sobre faixas de Karatê

Longe do que muitos pensam, a faixa preta não significa o fim da prática do karatê, mas uma vez conseguida e pode continuar avançando para os dans mais altos. O karatê é uma arte marcial muito completa na qual você nunca para de aprender.

Veja também sobre esportes. Acompanhe o Tecno Blog!

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments