O futebol é um esporte coletivo praticado há milhares de anos. A palavra vem do uso do termo “futebol de associação” na Grã-Bretanha a 200 anos.
Foi formalmente organizado em 1869 por um professor de inglês chamado Charles Wreford-Brown em uma escola pública que dirigia na Inglaterra.
Em apenas um ano, outras nove escolas se juntaram a ele na organização de times de futebol e começaram as competições entre eles. Logo depois, escolas em toda a Grã-Bretanha começaram a formar equipes e clubes que podiam competir entre si fora do horário escolar.
Índice - clique no tópico desejado
O que é futebol?
O futebol é um esporte coletivo praticado entre duas equipes de onze jogadores cada.
O esporte é definido antes de tudo como um jogo que inclui dois adversários e um árbitro com a capacidade de impor justiça imparcial. Cada adversário é formado por um time de 11 jogadores no campo de jogo, com a possibilidade de incluir jogadores substitutos durante a partida.
O objetivo do jogo é fazer gols, ou seja, introduzir uma bola na baliza adversária, impulsionando-a com qualquer parte do corpo, exceto as mãos e os braços. Vence aquele que conseguir marcar mais gols durante os 90 minutos que dura a partida.
Cada equipe tem um goleiro que pode defender a bola com as mãos dentro de uma área próxima ao gol chamada de caixa.
Três ou mais árbitros supervisionam o desenvolvimento do jogo para garantir que suas regras sejam seguidas corretamente e para penalizar os jogadores que cometem faltas.
O futebol é um esporte relativamente simples que se baseia em marcar gols contra o time adversário. As equipes são formadas por dez jogadores e um goleiro, que é o responsável por evitar que pontos sejam marcados contra seu próprio time. As partidas duram 90 minutos com intervalo de 15 minutos que divide os tempos em dois períodos de 45 minutos cada.
Cada equipe deverá incluir no seu plantel um goleiro, único jogador capaz de tocar na bola com as mãos e com a função de evitar que a bola cruze a sua própria baliza; um grupo de defesa; um grupo de meio-campistas e, finalmente, um grupo de atacantes. As táticas de cada elenco podem variar de acordo com a preferência do treinador responsável pelo time.
Conheça tudo sobre a história do futebol
Os antigos gregos, egípcios e romanos praticavam esportes coletivos em terra que envolviam uma bola. É um esporte milenar praticado desde os tempos da Grécia e do Egito antigos. Na verdade, o futebol foi um dos primeiros esportes a ser jogado nos Jogos Olímpicos.
O futebol foi jogado pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1869, quando um grupo de alunos ingleses criou um jogo baseado em sua experiência em jogar rugby.
Decidiram chamá-lo de “futebol de associação”, já que esse era o nome de um esporte existente (que, porém, não tinha a ver com o futebol americano).
Este novo jogo se espalhou rapidamente entre outras escolas públicas, onde os meninos se encontravam depois da escola, durante o dia. Os clubes masculinos começaram a jogar em campos abertos fora das cidades; isso fez sua popularidade aumentar com o tempo.
Em 1872, havia pelo menos duas dúzias de clubes masculinos em toda a Inglaterra; em 1875 esses clubes formaram a Football Association, hoje conhecida como FIFA (International Federation of Association Football).
A FIFA é o órgão que rege o futebol em todo o mundo
A FIFA é o órgão internacional que rege as associações de futebol e futsal. É uma das maiores organizações desportivas do mundo em termos de representação internacional, com 209 associações membros.
A entidade dirigente do futebol a nível nacional é descendente direta ou parte integrante da entidade dirigente do respectivo jogo nacional (por exemplo: a UEFA é responsável pela maioria dos clubes da primeira divisão europeia), mas nem sempre (por exemplo, a Scottish Highland Football League).
Os americanos não gostam de chamá-lo de “futebol”
Nos Estados Unidos, o futebol também é conhecido como futebol de associação ou apenas “soccer”, embora estejam falando de um esporte diferente do que os americanos chamam de futebol.
Bolas de futebol eram feitas de madeira ou bexigas de porco
As primeiras bolas utilizadas eram de madeira ou bexiga de porco. Hoje em dia, estamos tão acostumados com bolas de futebol redondas que é difícil imaginar que elas tivessem outro formato antes.
Nos tempos medievais, eles eram feitos de madeira (a própria bola era chamada de “balde”) e na Grécia e no Egito antigos eram feitos de bexigas de porco.
Em muitos lugares, jogava-se com a bexiga de um bichinho de pelúcia e a cabeça como bola. No início, as bolas eram feitas de bexiga de porco e, mais tarde, o couro se popularizou.
Como eram formadas as equipes nos tempos medievais?
Nos tempos medievais, as equipes geralmente consistiam em centenas de pessoas de cada lado e às vezes até incluíam cavalos e carruagens. Jogava-se com a cabeça, não com os pés.
As equipes usavam uma bola de madeira ou couro recheada com bexigas de animais para jogar esse jogo que era muito mais uma batalha do que um jogo.
Registros indicam que o futebol era jogado na China já em 50 a.C.
O futebol foi jogado pela primeira vez na China por volta de 50 a.C. Registros indicam que era jogado com a bexiga e a cabeça de um bicho de pelúcia, o que faz sentido, já que os chineses chamam o jogo de kickball.
Também foi chamado de “soccer” até a década de 1950, quando a China começou a usar termos em inglês para muitas coisas.
O esporte tornou-se popular durante a dinastia Han como uma forma de passar o tempo enquanto esperava o arroz cozinhar ou as pessoas voltarem de uma viagem ao exterior. Mais tarde, o futebol também foi jogado durante a Dinastia Tang.
Fortalecimento da estrutura para que o futebol sobrevivesse
Em 1870, ficou claro que era preciso mais estrutura para que o futebol sobrevivesse como esporte, sem falar que crescia muito naquele momento.
Ficou claro que o esporte não sobreviveria sem alguma estrutura. Assim, em 1870 foram estabelecidas as primeiras regras para padronizar o jogo e criar um órgão regulador.
A primeira associação de futebol, chamada The Football Association (FA), foi criada em 1869 por seis clubes de Londres que queriam estabelecer um padrão de jogo comum para que pudessem competir entre si.
O esporte tem uma história rica e é praticado há milhares de anos.
Dando um passo atrás, a história do futebol é a história da humanidade. É praticado há milhares de anos e ainda é um dos esportes mais populares do mundo atualmente. Nos anos 2000, mais de 5 bilhões de pessoas assistiram ou participaram de um jogo de futebol pelo menos uma vez por ano.
O futebol também é uma maneira eficaz de manter a forma e conhecer novas pessoas, jogando com seus amigos ou participando de uma liga organizada.
O futebol é um dos esportes mais populares do mundo. É fácil perceber porquê, com as suas regras simples e uma enorme base de fãs em todo o mundo. O jogo evoluiu ao longo do tempo, mas ainda existem muitas semelhanças entre o futebol de hoje e suas formas iniciais.
História da Copa América
A Copa América é o principal torneio internacional de futebol masculino disputado na América do Sul. Inicialmente chamado de Campeonato Sul-Americano de Futebol, adquiriu a denominação atual em 1975. É organizado desde 1916 pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
É um dos três principais eventos a nível de seleções nacionais, juntamente com a Copa do Mundo de Futebol e a Eurocopa (que é disputada desde 1960).
Já foi conquistada por oito das dez seleções sul-americanas: Uruguai e Argentina têm 15 títulos cada; Brasil 9; Peru, Paraguai e Chile 2; e Bolívia e Colômbia 1.
Além das dez seleções da CONMEBOL, costumam participar duas equipes convidadas, normalmente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), incluindo o México, que disputou a Copa América em 10 ocasiões.
Um pouco da história da Copa do Mundo de Futebol
A Copa do Mundo serve para garantir a integração social e cultural entre as nações visitantes e o país-sede deste evento. Reúne povos de diferentes costumes, raças e crenças na competição, pois vêm para este campeonato equipes de países dos cinco continentes do planeta, promovendo assim o turismo e o conhecimento geral.
A primeira partida internacional de futebol remonta à partida disputada entre Inglaterra e Escócia em 30 de novembro de 1872. Naquela época era praticamente desconhecido fora das Ilhas Britânicas, mas lentamente começou a se desenvolver em outras partes do mundo. O futebol estreou como esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos de Paris em 1900, e repetiu sua apresentação em Saint Louis 1904 e nos Jogos Intercalados de 1906 em Atenas.
Fundação da FIFA
Em 21 de maio de 1904, foi fundada a Federação Internacional das Associações de Futebol (FIFA) com o objetivo de organizar o desenvolvimento do esporte. Desde então, esta instituição é quem tem organizado os campeonatos mundiais, conhecidos e nomeados como The FIFA World Cup, também a Copa do Mundo de Futebol ou Copa do Mundo da FIFA. No entanto, o nome original é World Soccer Championship. É um jogo internacional de futebol masculino.
Para que cada país possa competir com sua seleção na Copa do Mundo, eles devem passar por duas fases, que esse torneio possui. O primeiro é o processo de qualificação em que participam atualmente cerca de 200 seleções nacionais. A partir daí, são cerca de 32 seleções que vão disputar em um local (em algum país do mundo) previamente definido por um período próximo a um mês para se tornar o campeão mundial da Copa, e apenas um país poderá ter isto.
A Copa do Mundo da FIFA já foi realizada 19 vezes, nas quais oito países levantaram a taça: o Brasil é a seleção mais vitoriosa, com cinco vitórias. Além disso, o Brasil já participou 15 vezes de Copas do Mundo de Futebol, das quais venceu 49 das 73 partidas disputadas. A Itália conquistou quatro troféus, enquanto a Alemanha tem três; Uruguai e Argentina já venceram duas vezes, enquanto Inglaterra e França foram campeãs apenas uma vez.
A Copa do Mundo de número dezenove (XIX), realizada entre 11 de junho e 11 de julho de 2010, ocorreu pela primeira vez em um país do continente africano: a África do Sul. A Espanha sagrou-se campeã ao vencer a Holanda por um gol a zero.
Informações sobre o campo de jogo
O campo de jogo deve ter um comprimento mínimo de 90 metros e um máximo de 120 metros.
O campo de jogo para a prática do futebol profissional deve atender a certas condições estabelecidas pela autoridade esportiva conhecida como FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol). Estas condições são:
- Terá de incluir grama natural ou artificial de forma retangular;
- Medidas estabelecidas de comprimento: mínimo 90 metros, máximo 120 metros.
- Medidas estabelecidas de largura: mínimo 45 metros, máximo 90 metros.
- As balizas (traves) devem medir até 2,44 metros, com 7,32 metros de separação entre um poste e outro.
Importância do futebol na vida das pessoas
O futebol é talvez o esporte mais popular no mundo hoje. É importante não só a nível desportivo, como jogo e passatempo, mas também a nível social, uma vez que une grupos sociais, clubes ou mesmo nações.
Finalmente, o futebol é hoje um dos esportes que mais dinheiro gera devido à sua popularidade em regiões como Europa, América Latina, Ásia e ultimamente também nos Estados Unidos. Assim, o campeonato mundial de futebol, como muitos outros torneios internacionais e locais, significa um importante movimento de capital que é feito por multinacionais, indivíduos ou organizações de todos os tipos.
Hoje em dia, muitas pessoas recorrem não só a assistir a jogos de futebol de todos os tipos e cores, facilitado pelo número significativo de horas que têm na televisão, mas também que é praticado de forma amadora cada vez mais em locais especialmente concebidos para o efeito como clubes, quadras, espaços e centros esportivos, etc.
Dessa forma, as pessoas podem se sentir muito mais próximas e envolvidas no jogo de futebol do que se simplesmente o vissem na TV. A identificação com uma equipa local ou com a equipa do país a que pertence são elementos extremamente interessantes que servem para compreender a relevância que o futebol tem a nível social.
Por outro lado, a importância do esporte passa também pela vertente econômica. Como dito antes, este esporte é hoje responsável pela movimentação de um capital sem fim que é colocado tanto em clubes, em equipes, em indivíduos (sejam treinadores ou jogadores) e desta forma um grande número de pessoas obtém lucros com apostas, investimentos e capital movimentos que este esporte pode significar. A Copa do Mundo normalmente gera milhões de dólares em receita nos países em que é transmitida.
Quais os benefícios de praticar o futebol?
O futebol é um esporte praticado globalmente e é considerado o esporte mais popular do mundo. Envolvendo jogadores em todas as idades, tem muitos benefícios para oferecer a quem o pratica.
O esporte pode realmente ajudar a melhorar informações e reflexos. O esporte é um dos melhores para trabalhar-se a coordenação olho-mão, pois durante o jogo os jogadores precisam ter consciência dos outros jogadores, escolher a melhor opção para determinada jogada, etc.
Jogar futebol pode também mudar a maneira como nos sentimos e aumentar nossa felicidade. Ao longo de um jogo de futebol nos sentimos liberdade, satisfação, entre outros sentimentos, e o mais importante, o sentimento de viver um grande momento.
O esporte também pode ser útil para alavancar a saúde mental e emocional de qualquer pessoa. O sentimento de superação e o prazer de vencer o jogo são ótimas maneiras de aumentar a motivação e energia de uma pessoa.
Além disso, praticar o esporte pode ser muito benéfico para saúde física. O exercício faz parte dos principais benefícios do esporte para aqueles que praticam. Os jogadores se tornam mais fortes fisicamente ao longo do tempo, pois eles passam muito tempo correndo durante as partidas.
O futebol ainda é considerado um grande esporte para o treinamento do corpo. Os jogadores desenvolvem condicionamento físico ao mesmo tempo que trabalham a resistência. Além disso, as habilidades táticas e os planos também são necessários para um bom desempenho – que se desenvolvem ao longo do tempo.
Em suma, o esporte oferece muitos benefícios para aqueles que praticam, tanto físicos como mentais e sociais. É um esporte cheio de diversão, saúde mental e uma grande variedade de habilidades. Quem pratica, pode encontrar muitas boas razões para jogar futebol.
Veja mais sobre esportes, acompanhe o Tecno Blog!