InícioDicas6 Plantas que limpam o ar da casa indicadas para ambientes fechados

6 Plantas que limpam o ar da casa indicadas para ambientes fechados

Plantas que purificam o ar – Todo mundo sabe que as plantas absorvem CO2 e expelem oxigênio para o ar, ajudando assim a reduzir a poluição. Sobretudo, não apenas quando estão concentradas em grandes florestas. Também são úteis para esse fim quando as temos dentro de nossas casas. Nesse sentido, purificam o ar em nossas lares, dando origem à criação de um ambiente de bem-estar não só por ser decorativo.

Foram realizados estudos científicos que confirmam que o cultivo de plantas dentro e fora de casa pode ser um dos melhores medicamentos preventivos para os seus habitantes. Dessa forma, proporcionando benefícios a nível físico e mental e em todas as idades. As plantas demonstraram ter um efeito muito benéfico e mensurável nas pessoas e nos espaços que habitam.

Além de decorar, eles parecem ter um efeito espiritual calmante na maioria das pessoas que se sentem relaxadas quando estão por perto ou em contato constante com as plantas. Tanto é assim que há um aumento das instalações paisagísticas interiores nas empresas com o objetivo de aumentar a produtividade dos trabalhadores e reduzir o absentismo, além de tornar o local de trabalho mais agradável à vista e à permanência.

Plantas que purificam o ar
Plantas que purificam o ar

Propriedades das plantas que purificam o ar

Já mencionamos a capacidade das plantas de absorver dióxido de carbono e transformá-lo em oxigênio, essa qualidade as torna excelentes purificadores de ar, sendo muito eficazes na eliminação da poluição ambiental. As plantas também liberam fitoquímicos que matam esporos de fungos e bactérias presentes no ar ambiente.

A maioria das plantas de interior também possui outras propriedades purificadoras por meio de diferentes mecanismos. Como o fato de que a maioria pode absorver substâncias orgânicas gasosas através de suas folhas e digeri-las ou transferi-las para as raízes. Onde servem de alimento para a fauna microbiana que ali vive. Por outro lado, quando as plantas transpiram, aumentam a umidade do ambiente e mantêm temperaturas mais baixas.

Acho que não há necessidade de continuar listando os benefícios e benefícios do cultivo de plantas dentro dos lugares que habitamos. Portanto, o que falta agora é listar as espécies de plantas que purificam o ar interno para que possamos desfrutar de um ambiente saudável em nossas casas:

Espécies de plantas que purificam o ar interno das casas

Areca – Chrysalidocarpus Lutescens

Areca (Chrysalidocarpus Lutescens) – É uma das melhores plantas de interior para eliminar todas as toxinas do ar interior. É uma planta de fácil cultivo, seu ponto fraco é uma atmosfera muito seca. Nesse sentido faz com que apareçam manchas marrons e ácaros vermelhos nas folhas. Além disso, a queda progressiva das folhas e posterior morte do espécime. É por isso que suas folhas devem ser umedecidas com frequência com um pulverizador.

Cheflera – Schefflera Actinophylla

Cheflera (Schefflera Actinophylla) – Esta planta contribui muito para a eliminação de contaminantes e não requer muita atenção. Deve-se ter cuidado, pois é suscetível a ataques de pragas e mudanças de temperatura.

Dracena marginata – Dracaena Marginata

Dracena marginata (Dracaena Marginata) – É muito bom para eliminar toxinas dentro de casa. Tolera bem a falta de cuidados e a luz, mas no inverno as baixas temperaturas e a rega excessiva a matam.

Spatiphyllum (Spatiphyllum Wallisii)

Spatiphyllum (Spatiphyllum Wallisii) – As suas folhas grandes ajudam a purificar o ar através da transpiração, desde que estejam muito limpas. É preciso ter cuidado com as temperaturas e a umidade, pois as baixas temperaturas e o encharcamento do substrato têm consequências fatais para ele.

Samambaia (Nephrolepis Exaltata)

Samambaia (Nephrolepis Exaltata) – É o mais eficaz na remoção de poluentes do ar, especialmente o formaldeído. Também é o mais eficaz em fornecer umidade no interior. É preciso ter cuidado com a luz solar direta e a secura da atmosfera circundante, pois são fatores mortais; no verão é vital colocá-lo em um local fresco e sombreado.

Kentia (Howeia Forsteriana)

Kentia (Howeia Forsteriana) – Esta é uma das plantas mais resistentes e fáceis de cultivar, se não for muito regada no inverno pode durar muitos anos. Além disso, deve-se levar em conta que o ar seco, calor no inverno ou sol direto no verão são mortais.

Outras plantas que purificam o ar e ajudam a melhorar o ambiente dentro de casa:

  • Begônia (B. Siemperflorens) – Floresce o ano todo. Tenha cuidado com a rega que tem que ser exata;
  • Chamaedorea (Chamaedorea Elegans) – É uma das palmeiras mais fáceis de cultivar e uma das menores;
  • Crisântemo ((Chrysanthemum) – Tem belas flores e cresce em lugares frescos e luminosos;
  • Diefembaquia (Diefenbachia) – Não tem mais inconvenientes do que cresce muito, por isso deve ser podado com frequência, também deve ser levado em consideração conta que suas folhas são tóxicas;
  • Dracena (Dracaena Deremensis) – Cresce muito bem em áreas pouco iluminadas.–
  • Ficus “Alii” (F. Macleilandii) – Não tolera encharcamento, por isso o substrato deve secar entre regas;
  • Ficus de folhas grandes (F. Elastica) – É um dos que melhor se adapta aos ambientes interiores;
  • Ficus de folhas pequenas (F. Benjamina) – Uma vez aclimatado a um local, pode crescer vigorosamente por muitos anos, por isso é conveniente não mudar sua localização;
  • Philodendron (Philodendron Erubescens) – É uma planta trepadeira, por isso precisa de um tutor para escalar, seu melhor habitat é a temperatura quente e a umidade;
  • Gerbera (Gerbera Jamesonii) – É uma planta com flores muito bonitas, que florescem no outono e até no inverno em interiores frescos;
  • Ivy (Hedera Helix) – Adaptam-se muito bem ao interior mas é necessário pulverizar as folhas com frequência;
  • Syngonium (Syngonium) – É muito resistente em ambientes internos, devendo ser virado para a fonte de luz com frequência para que não perca sua forma;
  • Tronco do Brasil (Dracaena Fragans) – Pode sobreviver em locais pouco iluminados.

Considerações finais

A planta se dá bem em ambientes fechados, bem iluminados, mas sem luz direta e sem muito vento.

Indicamos algumas plantas que purificam o ar da casa e dão mais beleza à decoração.

Por fim, lembre-se que se você tem animais de estimação, na hora de escolher a planta para sua casa, é importante verificar antes se a espécie é venenosa para os animais.

Quer mais dicas e inspiração para trazer mais bem-estar para dentro de sua casa? Então confira nossa categoria de Dicas.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments