InícioBenefíciosVeja tudo sobre o auxílio-alimentação e as novas alterações da lei

Veja tudo sobre o auxílio-alimentação e as novas alterações da lei

Quer efetuar sua solicitação no Auxílio Alimentação mas está em dúvida de como fazer? Então esse artigo é para você. Com a inflação em alta, as perdas de emprego e a era pós pandemia, tornou-se cada vez mais difícil atender às despesas domésticas obrigatórias e principalmente sustentar e alimentar toda a família.

Você sabia que existe uma forma de amenizar esta situação utilizando benefícios governamentais? Pois é, ainda tem pessoas que não sabem os procedimentos para realizar o cadastro no Auxílio Alimentação, que é indicado para você trabalhador.

O auxílio foi elaborado para ajudar as pessoas na compra de mantimentos e além disso complementar a renda dos trabalhadores. Dessa forma, auxiliando que as pessoas não gaste todo o salário com alimentos ou pelo menos usando uma parte dele. Nos últimos dias, foram definidos novas regras que altera diretamente no benefício. Acompanhe tudo neste artigo para saber como ficou.

Auxílio Alimentação – Como cadastrar e sacar o benefício
Auxílio Alimentação – Como cadastrar e sacar o benefício

Auxílio Alimentação – Entenda as novas regras

Recentemente, foi aprovada a Medida Provisória nº 1.108 tramitada pelo governo. Já estava em vigor, mas precisava ser aprovado para não perder a validade. Visto que a Medida sofreu mudanças, deve então ser sancionada pelo Executivo. E assim passa a ser lei.

Com as mudanças na MP, o Auxílio Alimentação terá regras mais rígidas. Dessa forma, vai penalizará as empresas que permitem aos funcionários que utilizem o benefício em produtos e serviços que não fazem parte do setor alimentício.

Aliás, conforme divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, as pessoas até usaram o auxílio para assinar serviços de TV a cabo. Outra mudança aprovada é o término do subsídio para a empresa contratar bandeira específica de cartão. Isso foi visto como prejudicial para o trabalhador, pois acabou sendo ele quem pagava o custo. No entanto, foi previsto uma multa para a bandeira que realizar isso podendo chegar a quase R$ 50 mil.

Pagamento em dinheiro do Auxílio Alimentação

Mais uma grande alteração no Auxílio Alimentação foi o pagamento em dinheiro. O relator do projeto, deputado Paulinho da Força, queria que os trabalhadores recebessem o valor referente ao benefício em dinheiro.

No entanto, após pressão de parlamentares e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, mudaram a ideia. O dinheiro só pode ser retirado após 60 dias do valor do auxílio parado.

Além disso, no ano que vem a partir de maio, os trabalhadores poderão optar pela bandeira de seu cartão. Aliás, garantido também a portabilidade de forma gratuita. Entretanto, como as duas condições não constituem o texto original, será necessário a sanção do presidente para que entre em vigor.

Regras para o home office do Auxílio Alimentação

Regras novas do Auxílio Alimentação foram definidas para os trabalhadores que estão trabalhando em casa. O regime de Home Office sofreu um enorme impulso durante a pandemia e continua sendo utilizado por muitas pessoas e empresas.

Entenda as principais regras a seguir:

  • O trabalhador tem a liberdade de efetuar a troca da jornada de trabalho semanal por tarefas ou produção;
  • Os empregadores não precisam realizar o controle das horas trabalhadas no caso de contratos de produção;
  • Mantêm-se os períodos de descanso previstos na CLT;
  • Home Office não é igual a Operadores de Telemarketing;
  • Funcionários com deficiência ou filhos têm preferência no Home Office.

Como realizar a solicitação do seu Auxílio Alimentação

A solicitação do Auxílio Alimentação é muito simples, destina-se a servidores públicos titulares de cargo efetivo, cargo contratado, funcionário público ou trabalhador temporário. Em primeiro lugar é necessário que você acesse sua loja de aplicativos no celular e baixar o app SouGov.br.

Após baixar e instalar o aplicativo, realize o passo a passo a seguir:

  • Faça o acesso ao aplicativo SouGov.br com seu login e sua senha cadastrados conta gov.br;
  • Na tela de início procure por área de Solicitações em seguida toque em Auxílio Alimentação e Refeição;
  • Marque a data que você deseja solicitar o seu Auxílio e logo em seguida e toque em Solicitar Auxílio;
  • Será possível conferir os valores estimados de Auxílio Alimentação e ver se já existe em seu nome algum benefício cadastrado.
  • Realize a leitura e faça o aceite dos termos para dar prosseguimento com a sua solicitação. Feito isso, está tudo pronto!

Considerações finais

Se você encontra-se trabalhando e empregado e além disso, tem necessidade dessa ajuda extra para auxiliar na sua alimentação, não deixe acessar e baixar o app SouGov.br e realizar a solicitação do seu Auxílio Alimentação. Afinal, ele pode ser muito importante e necessário para sua família e principalmente para você.

Se esse artigo foi importante para você e te ajudou de alguma forma e gostaria de ver mais sobre outros assuntos, faça a visita na categoria Aplicativos do Tecno Blog.

Na categoria você tem acesso a um artigo muito legal de como Assistir jogo de futebol ao vivo pela internet grátis, confira!

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments