InícioVida SaudávelPernas e pés: Dicas, informações e cuidados especiais para relaxar

Pernas e pés: Dicas, informações e cuidados especiais para relaxar

Um andar correto depende muito da saúde das pernas e dos pés. Quando eles estão em ordem, toda a postura do corpo melhora. Passar algumas horas ao ar livre, praticando esporte ou simplesmente andando, ainda é a melhor maneira de manter as pernas e os pés saudáveis e bonitos.

Entretanto, se não houver tempo para a prática de esporte, é fundamental buscar outras maneiras de exercitar as pernas: subir escadas, por exemplo, nunca deve ser evitado. Cada degrau significa ginástica e deve ser subido da seguinte maneira: primeiro, apoia-se a ponta dos pés; depois, o calcanhar.

Uma outra maneira de exercitar as pernas é andar bastante, aliás uma boa caminhada é um hábito a ser cultivado.

Cuidados com as pernas e pés
Cuidados com as pernas e pés

Como relaxar as pernas

Depois de um dia de trabalho, pode-se sentir as pernas pesadas e doloridas. É hora de relaxar. Isto pode ser conseguido com banhos alternados de água fria e quente, terminando sempre a operação com água fria. Em seguida, deve-se aplicar um creme refrescante, passado com a palma das mãos, com movimentos de baixo para cima, das pontas dos pés até os quadris. Depois, é aconselhável deitar e repousar as pernas sobre dois travesseiros, relaxando pelo menos durante meia hora. No caso de haver varizes, qualquer tipo de massagem deve ser evitado.

Para revigorar os tecidos e deixar a pele macia, a escova seca é um produto de beleza barato e eficiente. Ela permite massagens vigorosas, partindo das pontas dos pés em direção aos joelhos e depois até chegar aos quadris. Este tipo de massagem dissolve as gordurinhas excessivas, descansa, refresca e remove as células mortas e ressecadas. Outra boa medida: esfregar as pernas após o banho com uma toalha felpuda ou fazer uma massagem nas pernas e pés com óleo especial para o corpo.

Os joelhos precisam de um tratamento cuidadoso. Quando estiverem ressecados, com a pele grossa e áspera, deve-se fazer uma massagem com luva de bucha ou escova para reativar a circulação. Depois, completar a massagem usando óleo ou um creme gorduroso, em movimentos circulares. Se a parte posterior do joelho estiver flácida e enrugada, é indicado fazer o seguinte exercício:

  • Sentar-se, com as pernas ligeiramente para a frente, bem relaxadas.
  • Beliscar toda a região posterior dos joelhos com os dedos bem untados de creme.
  • Jogar as pernas energicamente para a frente e para trás.

Se houver pelos supérfluos, a depilação pode ser feita com lâminas de barbear, lixa ou ceras depilatórias. Terminada a depilação, convém passar um creme ou leite de beleza em toda a perna.

Pernas muito finas ou muito grossas dicas especiais

As condições mais comuns e também mais simples de corrigir são as pernas muito finas ou muito grossas. Geralmente, a magreza das pernas corresponde ao resto do corpo. Neste caso, uma dieta para engordar pode ser a solução. Mas, se houver uma grande desproporção entre as pernas e o tronco, pode-se tentar estes exercícios:

  • Pular corda. Primeiro, com as duas pernas juntas; depois, alternando as pernas.
  • Andar sem sair do lugar. Para reforçar a musculatura das pernas, dar cinquenta passos falsos.
  • Nadar ou andar de bicicleta. Estes exercícios podem ser feitos em casa mesmo, “nadando” sobre a mesa ou “pedalando” deitada no chão, com as pernas para cima.

No caso de pernas exageradamente grossas, existem alguns truques para disfarçar ou diminuir este problema:

  • Evitar chamar a atenção para as pernas não usando meias três quartos ou de cores muito vivas. Meias de seda, lisas, sem desenhos, nem bordados, de cores escuras, são ideais.
  • Usar sapatos de saltos retos e grossos. Os saltos finos darão impressão de que as pernas são ainda mais grossas.
  • Não cruzar as pernas quando estiver sentada: isso, além de prejudicar a circulação, permite a formação de gordura nas coxas.
  • Praticar esportes, principalmente natação e tênis.
cuidados com as pernas e pes
Como manter uma perna bonita

Dicas de como tratar os pés

Os pés também pedem uma massagem, de manhã e à noite, com um creme especial, aplicado com as palmas das mãos, em movimentos circulares. Esta massagem deve começar pelo arco do pé, indo em direção à sola, subindo pelo tornozelo até as coxas. Trate a calosidade nos calcanhares e solas dos pés com pedra-pomes durante o banho. Depois, é aconselhável aplicar um creme mais oleoso para evitar o ressecamento da pele.

Os temidos calos e joanetes

Menos fácil de tratar em casa e que exige atenção especial são os calos e joanetes. Os calos podem ser de dois tipos: os indolores, resultado de pequenos acúmulos de pele endurecida. Neste caso, basta colocar um esparadrapo especial, à venda nas farmácias, bem no centro do calo, apertando bem. Após alguns dias, ele pode ser retirado facilmente. Mas, atenção: o calo nunca corte o calo, o que pode provocar uma grave infecção.

O segundo tipo de calo é mais difícil de tratar. Ele provoca dor e é inútil raspar ou lixar a pele. Aliás, só um dermatologista poderá extirpá-lo com o devido cuidado. No entanto, os joanetes também pedem a atenção de um ortopedista.

Além da higiene diária, é importante uma vez por semana dedicar 30 minutos para manter a beleza dos pés. Deve-se começar mergulhando os pés em água quente, misturada com um preparado para amolecer calosidades. Esfregar pedra-pomes nos lugares onde a pele estiver grossa. Em seguida, secar bem os pés, cortar as unhas com alicate próprio. Aliás, o corte deve ser reto, quadrado, para evitar unhas encravadas. Para lixar, é preferível usar lixas de papelão, suavizando o contorno das unhas.

Dicas de como lidar com as cutículas

Para tirar a cutícula é necessário usar um bastãozinho de laranjeira, enrolado em algodão. Entretanto, se a cutícula estiver muito endurecida, pode-se usar um removedor de cutícula que atua depois de 5 minutos. Em seguida, retire todas as pelinhas que ficarem levantadas devem com uma tesourinha ou alicate de cutícula. Por fim, para remover a sujeira que fica sob as unhas, usa-se uma espátula apropriada, com cuidado para não machucar.

Depois pode-se colocar chumaços de algodão entre os dedos, ou espuma de borracha, preparando-se as unhas com uma base para depois receber o esmalte. Para que as unhas fiquem brilhantes, é necessário esperar que a segunda camada de esmalte seque bem. Só então se pode passar uma terceira camada de esmalte incolor. Finalmente agora os pés estarão bonitos e bem cuidados.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments