A Itália é um país tão rico em atrações turísticas que não é de surpreender que eles estejam sempre no alto das listas dos países mais visitados. O país é o lar das ruínas da Antiguidade Clássica, incluindo a cidade de Pompeia e o Coliseu. Cidades antigas como Roma e Veneza, uma das três maiores cidades do mundo, Milão e as montanhas dos Alpes. Aliás, este pequeno país do sul da Europa tem um clima ameno que faz com que as pessoas de todo o mundo sempre voltem.
Na Itália também há lugares menos conhecidos, mas altamente recomendados para turistas. A ilha de Capri, com suas praias de rochas. Ischia, com suas antigas fontes termais, são alguns dos destinos turísticos mais populares da Itália. No norte da Itália, existem as cidades históricas de Florença e Siena, e as visitas às vinícolas da região de Toscana e de Veneto são extremamente populares.
Uma das principais atrações da Itália é a cultura. A Itália desempenhou um papel vital no surgimento da arquitetura renascentista, dos estilos clássico e barroco, e nas artes tradicionais de pintura, escultura, literatura e música. Decerto, a grande maioria das existências romanas das cidades antigas foi erguida durante o Renascimento.
Índice - clique no tópico desejado
Roma – A capital
A incrível cidade de Roma, é um dos destinos mais procurados e visitados do mundo. Por ser a capital da Itália, com histórias impressionantes e construções históricas que marcaram época.
Nela encontramos Museus que tiram o fôlego e contam muito da nossa história. Restaurantes com uma culinária única, pontos turísticos diversos, com tradição e inovação.
Além disso, Roma operou como a capital do Império Romano por mais de mil anos e hoje é um dos principais destinos turísticos do mundo. A cidade é conhecida por seus vestígios históricos, incluindo a antiga Roma, Vaticano, Coliseu, as ruínas de Pompeia e a Basílica de São Pedro.
Os visitantes também podem apreciar a arquitetura renascentista e barroca, incluindo a Basílica de São Paulo, o Panteão e a Fontana di Trevi. A Igreja de Santa Maria Maggiore e os museus do Vaticano sempre atraem grandes multidões de turistas. A cidade de Roma conhecida pelos seus filmes, arte, culinária e estilo de vida de sonho. Seus pontos turísticos mais conhecidos e visitados são eles:
Coliseu
Lugar construído para ser palco de lutas de gladiadores e animais ferozes, que servia para entreter e divertir as pessoas da época. Com público de 70 mil espectadores aproximadamente, de fato, a arena era um marco do lugar.
Panteão (Pantheon)
Antigo templo romano dedicado aos deuses. Uma arquitetura impressionante, com formatos circulares, pé direito bem alto, com uma cúpula singular de 43 metros de diâmetro. Dessa forma, serviu de túmulo para diversos nomes importantes da história da Itália.
Vaticano
Centro da Igreja Católica, onde encontramos a Basílica e a Praça de São Pedro. Local onde mora o Papa, um dos lugares mais importantes do mundo, com sua construção imponente e rica.
Dentre outros pontos turísticos existem diversos museus que recebem visitantes do mundo todo durante o ano todo.
Veneza – A cidade romântica
Um arquipélago formado por 118 ilhas interligadas por 400 pontes. Construída no século V sobre uma lagoa. Considerada um destino encantador, surpreendente e único.
Pontos turísticos que se destacam são: Basílica de São Marcos, Piazza San Marco, Ponte de Rialto, Ponte do Suspiro, Palácio Ducal e inúmeras igrejas e museus.
Veneza foi construída sobre 150 ilhas e tem canais ao invés de ruas. Os turistas podem desfrutar de um giro de gôndola pelos canais em um dos barcos típicos e fazer compras nos famosos mercados de gôndolas.
Veneza também apresenta alguns dos principais museus do mundo, incluindo o Palazzo Ducale, conhecido por seus artefatos históricos e arquitetura renascentista o Hospital dos Leprosos, o Museu Arqueológico do Palazzo Ducale e o Museu do Palazzo Mocenigo, conhecido pelas antigas roupas expostas.
Alguns dos museus mais visitados de Veneza são o Museu de Correr, conhecido pelas pinturas de Tintoretto, e o Museo di San Marco, conhecido por sua vasta coleção de arte e objetos religiosos.
Milão – A capital da moda
É o melhor destino para quem ama arte, moda e lugares bonitos. Nesse sentido, Milão é a cidade mais visitada da Itália, que mistura grandes edifícios e pontos turísticos que falam da arte italiana.
Existem lugares incríveis para conhecer em Milão como:
- Duomo di Milano, a Casa de Deus, construída em estilo Gótico;
- A Galeria Vittorio Emanuele II, shoppings mais visitado e importante do mundo;
- O Castelo Sforzesco, construído em 1350, hoje é o Museu de Arte Antiga, com obras de Leonardo da Vinci;
- Pinacoteca de Brera, que abriga diversas galerias de artes e bares;
- Convento Santa Maria Delle Grazie, lugar onde podemos observar a obra mais famosa do mundo, a Santa Ceia, de Leonardo da Vinci, com mais de 500 anos;
- E para ir às compras e seguir o mundo da moda, temos a La Rinascente, um espaço de sete andares onde você encontra tudo de melhor de Milão.
Milão é conhecida pelos seus museus de arte, lojas de moda e muitos restaurantes. A cidade também tem muitos teatros, musicais e balés famosos. Os visitantes também podem desfrutar de um giro de barco pelos canais de Milão, que é uma das poucas cidades italianas onde a praia do Mar Ligúrio está acessível a pé.
A cidade de Milão também é conhecida pelas suas lojas de varejo, incluindo a Promenade dos Naviglio, a Via Monte Napoleone e a Via Alessandro Manzoni. Os turistas também podem desfrutar de atividades de aventura nas montanhas dos Alpes dentro de Milão.
Florença – A cidade da arte
Capital da arte, caracterizada com expressões e efeitos que a descrevem. Aliá, é onde surgiu a língua italiana segundo os escritos. Cidade renascentistas que existem diversos palácios para visitar.
Podemos visitar diversas obras de Botticelli e Michelangelo, e a belíssima arquitetura do prédio, o Domo, revestido de mármore, onde viveram os poderosos Médici. E também temos o Palazzo Vecchio, antiga sede do governo, construído entre 1299 e 1314, com sua fachada imponente de pedras.
Florença é uma das mais antigas cidades da Europa e tem a reputação de ser uma das melhores cidades para a arquitetura e arte.
A cidade é conhecida por seus monumentos históricos, incluindo o Palácio Strozzi, o Palácio Pitti, a Galeria degli Uffizi, a Basílica de Santa Maria del Fiore e o Palácio Vecchio.
A Galeria degli Uffizi expõe alguns dos principais trabalhos de arte do mundo, enquanto o Palácio Pitti apresenta uma coleção vasta de peças históricas, incluindo algumas pinturas formidáveis. Os turistas também podem desfrutar de um gosto da culinária italiana ao experimentar um dos inúmeros restaurantes de Florença.
Verona – A cidade de Shakespeare
Quem nunca ouviu falar de Romeu e Julieta? Pois bem, é uma das escritas e narrativas mais conhecidas de William Shakespeare. A cidade foi o palco desse amor vivido nos anos de 1500, que hoje em dia recebe milhares de turistas, curiosos e apaixonados pelo romance.
Mas muito além de Shakespeare, podemos visitar alguns pontos turísticos como: o Museu da casa de Julieta, A imperdível Piazza Brá, Arena Verona, Igrejas de Verona, Palácios, e sem dúvida nenhuma a riquíssima culinária da cidade.
Fiordes Italianos
Os fiordes italianos atraem turistas de todo o mundo e apresentam algumas das paisagens mais deslumbrantes da Bolonha, incluindo as montanhas dos Alpes e a água azul-turquesa do Mediterrâneo.
A grande maioria dos turistas opta por viajar até o fiorde italiano em um barco ou gôndola, embora haja também muitas pessoas que optam por um passeio de caiaque pelo fiorde. A água durante o verão é extremamente quente, permitindo aos turistas se refrescarem enquanto admiram a paisagem. As principais atrações turísticas da região incluem a Catedral de São Marcos, a Basílica di Santa Maria Maggiore, o Palazzo Ducale e o remo de gôndola.
Toscana
Toscana está sendo conhecida recentemente pelo seu clima ameno e pelas suas paisagens de conto de fadas. O número de turistas na região de Toscana tem aumentado nos últimos anos, pois muitas pessoas querem desfrutar da arquitetura, do campo verdejante e dos magníficos vinhedos.
A Itália é o lar de alguns dos melhores vinhos do mundo e a região de Toscana é um dos principais destinos turísticos para vinicultura e degustação de vinho.
A maioria dos turistas visita a região de Toscana durante a primavera, quando as flores começam a florescer, mas há pessoas que visitam a região durante todo o ano.
Pisa
Pisa é conhecida pelo seu campanário inclinado, mas há muito mais para ver do que este monumento. A cidade tem um dos mais antigos sistemas aquedutos na Europa e o campanário, conhecido como o “Torre Inclinada”, foi construído como parte deste sistema.
Pisa também tem um farol antigo, conhecido como a “Torre de Pisa” e construído originalmente para manter as embarcações durante a noite. Além disso, a cidade de Pisa também tem um aeroporto, a ilha de San Ranieri, uma antiga fortaleza e um dos maiores portos na Europa.
Cinque Terre
Cinque Terre é uma região italiana que consiste em cinco aldeias costeiras. Sendo uma das mais belas regiões de toda a Itália. Você pode chegar às aldeias através dos famosos trilhos ou pela costa do Mar Ligúrio em um barco.
As principais atrações turísticas de Cinque Terre incluem a Cascata localizada nas aldeias de Riomaggiore e a Igreja de San Fruttuoso, que pode ser reached por barco.
Sirmione
Sirmione é uma pequena cidade situada ao sul do lago Garda. A cidade tem um clima agradável durante a maior parte do ano, e a cidade é cercada por parques temáticos, jardins botânicos, barcos a motor e gôndolas.
Além disso, a cidade também tem alguns dos principais museus da Itália. Além disso, a cidade de Sirmione também é conhecida pelo Castelo Scaligero, construído em 1361, e o Palazzo della Scala, construído em 1540.
Genova
Genova é a quinta maior cidade da Itália, sendo uma das principais cidades europeias do comércio e da indústria. Aliás, a cidade também é o lar das instalações portuárias escala e um dos principais aeroportos do país.
Genova é cercada por cidades históricas, parques temáticos, castelos e vilas. A cidade de Genova também é conhecida pelos seus edifícios históricos, incluindo o Teatro Carlo Felice, o Palacio Reale, e a Palacio Ducale.
Em resumo, a cidade tem muitos museus históricos, como o Museu do Palácio Reale, o Museu Palae, o Museu Marítimo e o Museu Arqueológico.
Enfim, gostou das informações sobre os principais pontos turísticos da Itália? Então, deixe seu comentário logo abaixo. Veja também mais dicas de viagens e turismo, acompanhe o Tecno Blog.