InĂ­cioEsportesHandebol: O que Ă©, a histĂłria, regras, os jogadores e as penalidades

Handebol: O que Ă©, a histĂłria, regras, os jogadores e as penalidades

Embora seja cada vez mais frequente no nosso paĂ­s, ainda existem muitas pessoas com dĂșvidas bĂĄsicas sobre as regras do Handebol: Quantos jogadores tem uma equipe? Quanto tempo dura uma partida? Quando Ă© executado um lançamento de 7 metros? Qual ĂĄrbitro tem mais autoridade?

Perguntas que para aqueles que o acompanham hĂĄ muito tempo parecem ridĂ­culas. Mas para quem estĂĄ abordando o Handebol pela primeira vez, sĂŁo naturais. De tal forma, Ă s vezes nĂŁo Ă© fĂĄcil encontrar respostas para elas. Justamente porque quem pĂŽde respondĂȘ-las considera que se trata de uma informação bem conhecida e que nĂŁo precisa ser explicada. Se vocĂȘ chegou a este artigo a partir de uma pesquisa no Google, certamente sabe o que quero dizer.

Dessa forma, queremos explicar-lhe as regras do Handebol de forma bĂĄsica e simples. Assim vocĂȘ pode acompanhar qualquer jogo sem se afundar em um mar de dĂșvidas.

Jogador de Handebol
Jogador de Handebol

O que Ă© Handebol?

O handebol, também conhecido como andebol, é um esporte de origem europeia, no qual duas equipes se enfrentam pelo controle da bola, que devem conduzir em direção ao gol oposto usando suas mãos. Sua dinùmica é semelhante à do futebol, exceto que não é permitido o uso dos pés para manusear a bola.

As equipes de handebol sĂŁo constituĂ­das por entre 7 e 11 jogadores em campo cada, consoante a modalidade em que se joga, um dos quais desempenha a função de guarda-redes da sua equipe. AlĂ©m disso, cada equipe costuma ter um nĂșmero semelhante de substitutos, que podem substituir os jogadores ativos a qualquer momento. A equipe que ao longo do jogo introduzir mais vezes a bola na baliza adversĂĄria, ou seja, que marcar mais golos, serĂĄ a vencedora. Se nĂŁo houver vencedor, um empate pode ser declarado.

Em sua variante de sete jogadores (em quadra coberta), o handebol é um esporte olímpico, ou seja, participa dos Jogos Olímpicos Internacionais, apesar de sua pråtica no mundo ser pouco difundida se comparada a outros esportes tradicionais.. A entidade mundial que tutela as atividades e campeonatos de handebol é a Federação Internacional de Andebol ( IHF ), com sede em Basileia, na Suíça, ela que coordena as diferentes associaçÔes e confederaçÔes regionais desta modalidade.

Entenda um pouco mais sobre a histĂłria do Handebol

O Handebol Ă© um esporte relativamente jovem, cujas regras formais foram estabelecidas no inĂ­cio do sĂ©culo XX. No entanto, existem antecedentes muito semelhantes, alguns jĂĄ na Antiguidade, como o “Jogo Uraniano” da GrĂ©cia clĂĄssica ou o Harpastum Romano: esportes em que uma bola Ă© passada no ar com as mĂŁos.

Antes do século XX, o Handebol consistia num grupo de esportes semelhantes, com regras mais ou menos semelhantes, praticados no centro e norte da Europa.

Graças Ă  cooperação dos jogadores e torcedores, em 1926 foi criado o Regulamento Internacional de Handebol e dois anos depois a primeira organização em torno do esporte: a Federação Internacional de Handebol Amador, onde se reuniam associaçÔes amadoras de 11 paĂ­ses. A estreia formal do esporte no contexto internacional ocorreu na 9Âș edição dos Jogos OlĂ­mpicos de VerĂŁo.

Inicialmente, o handebol era jogado em campo aberto e com 11 jogadores, em campos de futebol e espaços similares. No entanto, as condiçÔes climĂĄticas obrigaram o aparecimento de uma variante “indoor”, praticada com 7 jogadores. Essa variante se popularizou e foi reconhecida como esporte olĂ­mpico em 1965. Sua primeira participação na histĂłria dos Jogos OlĂ­mpicos foi nos jogos realizados em Munique, na Alemanha, em 1972, na categoria masculina; e em 1976 nos jogos realizados em Madrid, na categoria feminina.

As primeiras regras do handebol moderno

O novo regulamento que deu origem ao Handebol Moderno surgiu em 1917. Foi desenvolvido pelos alemães Max Heiser, Karl Schelenz e Erich Kînigh e, 2 anos depois, Schelenz o aprimorou. Em 1926, o Regulamento Internacional de Handebol foi estabelecido. E em 1928, 11 países fundaram a Federação Internacional de Handebol Amador. É a mesma entidade que em 1946 se tornou a atual Federação Internacional de Handebol (IHF).

Apesar de tudo, o Handebol não era muito popular. Até que em 1936 ele apareceu nos Jogos Olímpicos de Verão. Embora tenha desaparecido novamente do Programa Olímpico, despertou interesse e começou a crescer, principalmente nos países escandinavos. Isso mudou a história do Handebol para sempre.

Handebol torna-se um esporte indoor

Até então, o Handebol era jogado 11 contra 11 ao ar livre, geralmente em campos de futebol. De fato, em países como Áustria e Alemanha, essa modalidade de Handebol ainda é praticada ao ar livre.

PorĂ©m, nos paĂ­ses mais ao norte, o clima extremamente frio obrigou a buscar outras alternativas. Foi assim que as Regras do Handebol mudaram e ele passou a ser um esporte indoor. O espaço mais limitado tambĂ©m fez com que o nĂșmero de jogadores caĂ­sse progressivamente para 7. Essa nova versĂŁo tornou o esporte mais rĂĄpido, o que aumentou sua popularidade no resto da Europa.

Em 1938, foi organizado o primeiro Campeonato Mundial de Handebol, onde a Alemanha foi proclamada campeĂŁ. E em 1957, a TchecoslovĂĄquia conquistou a primeira Copa do Mundo Feminina. Desde 1995, ambos os torneios sĂŁo realizados a cada 2 anos.

Até a década de 1960, o Handebol 11 e o Handebol 7 coexistiam com igual popularidade. Mas o saldo optou pela modalidade de 7 jogadores. Foi o que aconteceu quando o COI anunciou que a modalidade faria parte dos Jogos Olímpicos de Munique 1972. Em Montreal 1976, o Handebol Feminino também se tornou Olímpico.

Apesar de tudo, até hoje ainda é um esporte predominantemente Europeu. Ainda não conseguiu penetrar em outros continentes, onde é apenas mais um esporte minoritårio. Apesar de países da América, África e Ásia disputarem Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, ainda estão longe do nível Europeu.

InformaçÔes sobre a Quadra de Handebol

O campo de jogo do Handebol Ă© um retĂąngulo de 40 x 20 metros com um gol de cada lado. É dividido ao meio para formar 2 cursos. As linhas mais longas sĂŁo chamadas de Bandas. As Linhas de Gol Externas sĂŁo mais curtas, exceto dentro do gol, onde sĂŁo renomeadas como Linhas de Gol.

Todas essas linhas fazem parte do campo de jogo e tĂȘm largura de 5 centĂ­metros. A Ășnica exceção Ă© a Linha do Gol, localizada entre as traves de cada gol, que mede 8 centĂ­metros. De acordo com as regras do Handebol, todos fazem parte do campo de jogo.

Os gols ficam na ĂĄrea central de cada linha de 20 metros. Cada um mede 3 metros de largura por 2 metros de altura e estĂĄ firmemente ancorado ao solo para evitar que se desloque. Os postes e o travessĂŁo sĂŁo pintados em 2 cores alternadas que devem contrastar entre si e com o fundo. Os mais comuns sĂŁo branco e vermelho.

À sua frente está a Área do Gol, com uma superfície de 74,5 metros quadrados. A linha exterior que a delimita fica a 6 metros da baliza.

A 3 metros desta linha de área externa e paralela a ela, existe uma linha tracejada. É a Linha de Tiro Livre ou 9 metros.

A linha de 7 metros estå a essa distùncia da linha de gol e paralela a ela. Mede um metro e estå localizado entre a Área e a Linha de Falta.

À sua frente, a uma distĂąncia de 4 metros da baliza, encontra-se a Linha de Limitação do goleiro. Ele Ă© usado apenas durante arremessos de 7 metros e marca o limite de quanto o goleiro pode avançar.

Entenda as principais informaçÔes sobre a bola de Handebol

A bola de Handebol é esférica e revestida em couro ou material sintético. Não pode ser brilhante ou escorregadio. De acordo com as faixas etårias dos jogadores, existem 3 tamanhos de bola para se adequar ao tamanho da mão.

A bola da categoria Senior mede entre 58 e 60 centĂ­metros de diĂąmetro e pesa entre 425 e 475 gramas.

A partir da categoria Juvenil, Ă© permitido o uso de resina para facilitar a aderĂȘncia. JĂĄ que o tamanho e o peso da bola tornam muito difĂ­cil segurĂĄ-la sozinha devido Ă s altas velocidades com que se move e Ă  força com que Ă© lançada.

Como funcionam as regras do Handebol?

As regras do Handebol sofreram mĂșltiplas variaçÔes desde 1917. Atualmente sĂŁo revisadas a cada 4 anos, geralmente em cada ciclo olĂ­mpico, para aprimorar e tornar este esporte cada vez mais atrativo.

Duração e resultado da partida

Uma partida de Handebol dura 60 minutos divididos em 2 tempos de 30 minutos cada. Entre os dois, um intervalo de 10 minutos. Para manter o tempo o mais fiel possĂ­vel, os ĂĄrbitros podem parar o relĂłgio em situaçÔes em que a bola nĂŁo estĂĄ em jogo. Por exemplo, ao tratar uma pessoa lesionada, ao executar uma suspensĂŁo ou um pĂȘnalti e se os ĂĄrbitros precisarem consultar uns aos outros.

Ao longo da partida, cada equipe pode solicitar 3 tempo, embora com um limite de 2 por perĂ­odo. Estas tĂȘm a duração de 1 minuto e sĂł podem ser solicitadas pela equipe detentora da bola nesse momento.

De acordo com as regras do Handebol, uma partida pode terminar empatada no placar. No entanto, existem situaçÔes específicas que exigem um desempate, como playoffs de torneios.

Nesses casos, uma prorrogação de 10 minutos é jogada. Este é dividido em 2 partes de 5 minutos, com intervalo entre elas. Se após este tempo o empate persistir, haverå um segundo período de prorrogação de mesma duração. Caso ainda não haja desempate, é jogada uma rodada de 5 tiros de 7 metros. Se após esses 5 primeiros lançamentos a igualdade continuar, o lançamento continua até que uma das 2 equipes falhe.

Os jogadores

NĂșmero de jogadores em uma partida de handebol

Uma equipe de handebol pode ter no måximo 7 jogadores em campo (1 goleiro e 6 jogadores de campo). No entanto, a equipe pode ser composta por até 14 membros.

Os jogadores podem entrar e sair do campo sem limitaçÔes e sem a necessidade de interromper o jogo. Devem fazĂȘ-lo atravĂ©s da Linha de Substituição e mantendo sempre no mĂĄximo 7 jogadores em campo.

Jogadores de campo

Os jogadores de campo sĂŁo todos, exceto o goleiro. Eles sĂŁo os encarregados de levar a bola de seu campo atĂ© o adversĂĄrio para fazer o gol. O mais comum Ă© que usem passes contĂ­nuos, embora possam fazĂȘ-lo de outra forma desde que cumpram uma sĂ©rie de regras:

  • Eles podem tocar a bola com qualquer parte do corpo localizada acima do joelho (inclusive).
  • Eles nĂŁo podem permanecer imĂłveis por mais de 3 segundos ou dar mais de 3 passos. Depois de decorrido esse tempo/etapas, eles devem quicar a bola, passĂĄ-la para outro jogador ou arremessar.
  • Em nenhum momento poderĂĄ pisar na ĂĄrea de 6 metros, seja sua ou do adversĂĄrio. É permitido cair sobre ela desde que a bola tenha sido lançada antes de tocar o solo.
  • Se pisarem ou entrarem na ĂĄrea de 6 metros, sejam atacantes ou defensores, devem sair dela o mais rĂĄpido possĂ­vel. Se o fizerem com a intenção de obter uma vantagem, sĂŁo penalizados.
  • Depois de receber a bola do goleiro, eles nĂŁo podem devolvĂȘ-la, a menos que o goleiro esteja fora de sua ĂĄrea.
  • Durante um tiro de 7 metros, Ă© proibido atirar na cabeça do goleiro.

As posiçÔes dos jogadores no Handebol

Embora o Regulamento do Handebol não inclua nenhuma posição específica, é comum que os jogadores acabem diferenciados e especializados em 4 posiçÔes:

  • Armador Central: Jogador da linha de frente que comanda o jogo com jogadas planejadas, cujo principal protagonista Ă© ele. Ele Ă© o responsĂĄvel por organizar o jogo de toda a equipe e costuma ser quem recebe a bola do goleiro ao iniciar um ataque. Durante a defesa, costuma ficar no centro da linha defensiva.
  • Meias: Existem 2 lados, localizados um de cada lado da central. Sua principal função Ă© quebrar a linha defensiva adversĂĄria da linha de 9 metros. Costumam ter um lançamento potente e sĂŁo os que mais arremessĂŁo Ă  baliza adversĂĄria.
  • Pontas: Existem tambĂ©m dois, um ao lado de cada ala e geralmente posicionados perto da ala. Eles se encarregam de abrir as defesas para gerar brechas para atacar. Seus chutes costumam ser de Ăąngulos muito mais complicados do que os outros jogadores, entĂŁo eles precisam de muita habilidade para vencer o goleiro.
  • PivĂŽ: Sua função Ă© entrar na defesa rival para abrir uma brecha e deixar espaço para as laterais. TambĂ©m Ă© comum que eles marquem se conseguirem virar apĂłs receber um passe.

Os goleiros

Cada equipe tem um Ășnico goleiro em campo, que deve estar identificado com uma roupa diferente. Este jogador tem regras especiais desde que esteja dentro da sua ĂĄrea:

  • O goleiro pode tocar a bola com qualquer parte do corpo, incluindo os pĂ©s.
  • É ele quem reinicia o jogo se passar a bola por cima da Linha Externa de Gol ou do Gol.
  • Goleiro pode se movimentar livremente pela ĂĄrea, carregando a bola na mĂŁo, sem precisar driblar.
  • Ele nĂŁo pode sair ou entrar na referida ĂĄrea carregando a bola.
  • Durante tiros de 7 metros, o goleiro nĂŁo pode ultrapassar a Linha de Limitação.

Além disso, ele pode sair de sua årea, caso em que deve se comportar como outro jogador de linha.

Os ĂĄrbitros de uma partida de Handebol

Durante uma partida de Handebol hĂĄ 2 ĂĄrbitros no campo de jogo, ambos com a mesma autoridade. Sua obrigação Ă© tomar decisĂ”es “com base em suas observaçÔes dos fatos” e concordar rapidamente, se nĂŁo o fizer.

As decisÔes dos årbitros são finais e não podem ser discutidas ou apeladas, a menos que violem as regras.

Para ter a melhor visibilidade possível, eles costumam ser colocados em cantos opostos, na diagonal, deixando os jogadores entre eles. Isso permite que eles observem uma linha lateral entre si. Dependendo do tempo do jogo e de suas posiçÔes, são chamados de Árbitro de Campo e Árbitro de Gol. Ao longo da partida, eles trocam de posição e de lado vårias vezes.

Além dos 2 årbitros principais, o Anotador e o Cronometrista também estão localizados fora do campo. O primeiro é responsåvel pelo monitoramento de gols, suspensÔes, etc. O segundo é responsåvel por iniciar e parar o tempo. Ambos controlam as mudanças para notificar possíveis erros aos Árbitros Chefes.

Jogo passivo nas regras do Handebol

Embora nĂŁo haja tempo definido para os jogadores chutarem a gol, se os ĂĄrbitros considerarem que estĂŁo adiando mais do que o necessĂĄrio, podem sinalizar Jogo Passivo. Isso implica perder a bola em favor da equipe adversĂĄria. Esta regra visa evitar perda de tempo desnecessĂĄria e intencional.

Antes de ser apitado, deve haver um aviso (braço levantado), para que os jogadores saibam que se nĂŁo chutarem perderĂŁo a posse. Um remate Ă  baliza, uma advertĂȘncia ou expulsĂŁo a um elemento da equipe adversĂĄria, retira a referida advertĂȘncia e a equipe atacante pode reorganizar o seu jogo. Pelo contrĂĄrio, um remate interceptado pela defesa ou um pontapĂ©-livre, mantĂȘm-no.

Falta durante uma partida de Handebol
Falta durante uma partida de Handebol

Tipos de faltas no Handebol

No Handebol sĂŁo consideradas 4 tipos de faltas de acordo com a sua gravidade:

  • Penalidade ou Falta: Estas sĂŁo as situaçÔes mais leves. SĂŁo penalizados qualquer tipo de empurrĂŁo. SĂŁo punidos com um tiro livre, exceto nos casos em que uma chance clara de gol Ă© impedida. Em seguida, a punição consiste em um arremesso de 7 metros.
  • RepreensĂŁo: TambĂ©m conhecidos como “cartĂŁo amarelo”, pois sĂŁo indicados pela exibição de um cartĂŁo desta cor. É apitado quando um jogador se comporta mal, excede o contato com um rival ou age de maneira antidesportiva. NĂŁo tem punição direta, mas se um jogador receber uma segunda advertĂȘncia, ele Ă© punido com uma suspensĂŁo, no mĂ­nimo. Uma equipe tambĂ©m nĂŁo pode receber mais de 3 CartĂ”es Amarelos.
  • ExclusĂŁo: Ocorre em situaçÔes que podem apresentar perigo e que sĂŁo consideradas antidesportivas. Por exemplo, golpes na cabeça, golpes injustificadamente fortes, segurar o adversĂĄrio por muito tempo tentando fazĂȘ-lo cair, etc. Da mesma forma, uma exclusĂŁo ocorre quando um jogador recebe uma segunda advertĂȘncia ou uma equipe a quarta. Uma suspensĂŁo acarreta sempre uma penalização de 2 minutos em que a equipe joga com um a menos. O acĂșmulo de 3 exclusĂ”es significa desclassificação.
  • Desqualificação: É a punição mais grave e Ă© produzida pela reiteração de puniçÔes de categoria inferior, por exemplo, 3 exclusĂ”es. TambĂ©m no caso de faltas particularmente violentas ou comportamento antidesportivo excessivo. Os membros da bancada tambĂ©m podem ser desclassificados a qualquer momento. A desclassificação implica 2 minutos de punição para a equipe, tempo em que joga com um homem a menos. O jogador penalizado ou membro do banco deve deixar o campo, nĂŁo pode manter contato com o resto da equipe ou retornar durante a partida. DesqualificaçÔes sĂŁo sinalizadas com um CartĂŁo Vermelho.

Entenda os tipos de lançamento

Além dos passes e remates à baliza com a bola em jogo, existem vårios remates que podem ser assinalados pelo årbitro.

Dependendo do tipo de lançamento, podem ser apĂłs a bola sair de campo, apĂłs um gol ou como pĂȘnalti por uma jogada ilegal.

Chute Central (Throw-Off)

Este tipo de jogo Ă© feito no inĂ­cio de cada perĂ­odo de uma partida, bem como apĂłs um gol.

Como o prĂłprio nome indica, Ă© executado a partir do centro da quadra. O jogador que colocar a bola em jogo deve pisar na linha central. Todos os jogadores devem permanecer em sua prĂłpria quadra. AlĂ©m disso, os da equipa rival tĂȘm de estar a uma distĂąncia mĂ­nima de 3 metros.

Arremesso

Ocorre quando a bola sai do campo de jogo por uma faixa. TambĂ©m quando um defensor passa pela linha de gol externa. É executado por um jogador da equipe oposta Ă quela que tocou a bola por Ășltimo.

No primeiro caso, o saque Ă© feito a partir do ponto de saĂ­da da bola. Na segunda, do final da banda mais prĂłximo de onde ela saiu.

Os jogadores da equipe adversĂĄria devem ficar a pelo menos 3 metros de distĂąncia, a menos que sua ĂĄrea seja mais prĂłxima. Neste caso, eles podem ficar ao lado dele.

Lançamento do Goleiro

Este tipo de saque é sempre executado pelo goleiro. Ocorre quando ele mesmo ou a equipe atacante passa a bola pela Linha Externa de Gol. Também se um atacante invadir a årea de 6 metros ou se o goleiro pegar a bola após um chute. O goleiro pode executå-lo de qualquer lugar na årea.

Lance Livre

É concedido apĂłs um jogo sujo. É realizada a partir do ponto onde ocorreu a sanção, desde que fora da ĂĄrea de 9 metros. Caso contrĂĄrio, Ă© lançado do ponto da Linha de Lance Livre mais prĂłximo do local onde ocorreu a infração.

O arremessador pode tentar um gol, mas isso raramente ocorre. Por esse motivo, um chute direto Ă  baliza Ă© incomum, a menos que seja realizado com o tempo jĂĄ esgotado e, portanto, sem a possibilidade de organizar uma jogada.

Se no momento da cobrança de falta a equipe tiver uma advertĂȘncia de Jogo Passivo, esta advertĂȘncia continua. SĂł Ă© eliminado em caso de remate Ă  baliza.

7 metros (arremesso de 7 metros)

Este tipo de remate Ă© concedido quando uma oportunidade que poderia ter terminado em golo Ă© interceptada ilegalmente. É o equivalente Ă  penalidade em outros esportes. No Handebol nĂŁo existe Lei da Vantagem. Portanto, se a bola entrar no gol apĂłs o apito do ataque, o gol nĂŁo sobe no placar e o chute Ă© executado.

Para realizá-la, o jogador fica atrás da linha que indica os 7 metros do gol. Depois de receber o sinal do árbitro, pode atirar. É permitido fintar com a intenção de enganar o goleiro. Este pode colocar-se à distñncia da baliza que quiser, mas sem ultrapassar a Linha de Limitação.

ConsideraçÔes finais

Estas sĂŁo, grosso modo, as principais regras do Handebol. O essencial para desfrutar de um bom jogo. VocĂȘ pode se aprofundar em cada sanção, sinais do ĂĄrbitro e muitas outras coisas, mas este Ă© um bom ponto de partida.

GostarĂ­amos que vocĂȘ nos contasse o que achou do artigo, se ele esclareceu alguma dĂșvida que vocĂȘ tinha ou mesmo se vocĂȘ perguntar as que ainda tem. VocĂȘ tambĂ©m pode sugerir temas para futuros artigos como este.

Veja mais sobre esportes, acompanhe o Tecno Blog!

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments