A semente de girassol possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde do nosso organismo. Talvez você até não soubesse disso, mas as sementes de girassol podem ser adicionadas à sua dieta, colocadas sobre saladas, ou mesmo no seu lanche. E se lhe disséssemos que as sementes de girassol fazem mais do que apenas satisfazer a fome? Essas pequenas sementes são repletas de nutrientes.
Você pode se espantar com as utilidades das sementes de girassol. É por isso que você deve consumir essas pequenas sementes. Por ser um grão relativamente barato e facilmente encontrado durante o ano inteiro, a semente de girassol é muito utilizada para alimentar roedores domésticos, como os hamsters, por exemplo.
Mas, poucos sabem, que a semente de girassol possui propriedades e nutrientes que são benéficas para o nosso organismo, tais como: proteínas e fibras, capazes de promover uma vida mais equilibrada e saudável. As sementes de girassol são fáceis de encontrar, estão disponíveis o ano todo em lojas de grãos ou mercados e normalmente são baratas. Dessa forma, tornando-as ideais para complementar as refeições, especialmente para quem procura substituir proteínas ou até mesmo as vitaminas.
Índice - clique no tópico desejado
13 benefícios que as sementes de girassol traz para sua saúde
1 – Saúde cardíaca: benefícios da semente de girassol
O consumo regular das sementes de girassol pode trazer benefícios para a saúde cardiovascular.
As sementes contêm nutrientes como vitamina E e ácido fólico. A vitamina E tem propriedades antioxidantes e, se consumida diariamente, pode diminuir a chance de doenças cardíacas.
Altos níveis de homocisteína no corpo podem ser um alerta precoce de problemas cardíacos.
No entanto, o ácido fólico contido nas sementes de girassol pode metabolizar a homocisteína em metionina, um aminoácido essencial.
2 – Melhorar o humor: benefícios da semente de girassol
As sementes de girassol podem ser um ótimo propulsor do humor. Além disso, possuem uma grande quantidade de magnésio, que auxilia na melhora do humor e ajuda a tratar casos de depressão.
3 – Redução dos níveis de colesterol: benefícios da semente de girassol
As sementes de girassol são ricas em fitoesteróis. Dessa forma, podem ser um importante aliado na prevenção de doenças cardiovasculares.
Quando ingeridos, ajudam a reduzir significativamente o nível de colesterol ruim no sangue (LDL), desse modo, evitando o entupimento dos vasos sanguíneos.
4 – Proteção do cabelo e da pele: benefícios da semente de girassol
As sementes de girassol podem ser ótimas aliadas para quem deseja ter pele e cabelos mais saudáveis e vibrantes.
Juntamente com os altos níveis de vitamina E os ácidos graxos essenciais colaboram na proteção da pele e dos cabelos, auxiliando na cicatrização e prevenindo os danos causados pelo sol.
5 – Aumento da energia: benefícios da semente de girassol
A abundante quantidade de vitamina B-1 (tiamina), encontrada nas sementes de girassol, auxilia no aumento da energia que seu corpo precisa. Potencializando as fontes alimentares pela ativação das reações químicas nas células.
6 – Promoção da circulação sanguínea: benefícios da semente de girassol
É muito importante ter uma circulação sanguínea saudável para manter equilibrada a pressão arterial.
A alta concentração de magnésio encontradas nas sementes de girassol ajudam a manter uma boa circulação, dessa forma, prevenindo diversos problemas graves de saúde.
7 – Prevenção do câncer: benefícios da semente de girassol
Semente de girassol atua principalmente na prevenção do câncer. Estudos comprovam que o estresse oxidativo pode potencializar as chances de câncer.
As sementes de girassol podem ser grandes aliadas na prevenção, pois possuem grandes quantidades de antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a reduzir o estresse oxidativo do corpo.
Dessa forma, auxiliando na diminuição da evolução das células cancerosas e reparando o DNA.
8 – Função da tireoidiana
Problemas de tiroide são mais comuns do que a gente imagina. Nesse sentido, uma das principais causas de problemas de tireoide está relacionada com a falta de selênio.
As sementes de girassol são ricas em selênio mineral. Portanto, adicionar um punhado de sementes à sua alimentação diária, pode ajudar a reduzir o risco de carência de selênio.
9 – Saúde dos ossos: benefícios da semente de girassol
Com o passar dos anos a saúde dos ossos passa a merecer mais atenção, e as sementes de girassol também podem ser importantes aliadas nesses cuidados.
Aliás, por conter altos níveis de magnésio, as sementes ajudam na normalização da ingestão de potássio e cálcio, que combatem a cãibras musculares, perda óssea e osteoporose.
10 – Controle do diabetes: benefícios da semente de girassol
Os nutrientes detectado nas sementes de girassol ajudam a equilibrar os picos associados às dietas ricas em açúcar. Reduzindo assim as chances de diabetes.
11 – Sistema imunológico: benefícios da semente de girassol
As grandes quantidades de minerais e vitaminas encontrados nas sementes de girassol ajudam a reforçar o sistema imunológico.
Dessa forma, o organismo diminui a sua vulnerabilidade diante de gripes, resfriados e doenças sazonais.
12 – Propriedades anti-inflamatórias
A vitamina E encontrada nas sementes de girassol combate problemas anti-inflamatórios como por exemplo: artrite reumatoide, osteoartrite, asma, entre outras.
A vitamina E atua na estabilizando os radicais livres em todo o corpo, protegendo os componentes moleculares e celulares de risco de inflamação.
13 – Relaxar os músculos
Depois de um exaustivo dia de trabalho, seus músculos podem precisar de uma pausa.
O cálcio protege e rejuvenesce os ossos, mas se o cálcio for para os músculos, pode causar dor.
O magnésio nas sementes de girassol atrasa o processamento do cálcio, que por sua vez leva ao relaxamento muscular.
Enfim, gostou das dicas? Espero de verdade que eu tenha te ajudado! Veja outros artigos no nosso blog.