Em todo o mundo realiza-se comemoração para o Dia das Crianças. Cada país comemora no dia escolhido e fazem diversas celebrações para lembrar e alegrar os pequeninos. O UNICEF – Fundo das Nações Unidas, comemora o dia 20 de novembro, por ser o dia que foi oficializada a Declaração dos Direitos da Criança.
No Brasil, comemoramos dia 12 de outubro que por coincidência é a mesma data da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Essa data tornou-se oficial no calendário de datas comemorativas do país oficialmente.
E nesse dia especial para elas, temos diversas maneiras de interagir com presentes de todos os gostos, tamanhos e valores. Para tirar um pouco as crianças do mundo digital, podemos inovar no presente. Aliás, existem diversas variedades longe desse mundo das telas de celulares, tabletes, computadores e vídeo games. Brinquedos educativos, que estimulam muito sua criança a ser mais inteligente, independente e que viva bem melhor em sociedade.
Índice - clique no tópico desejado
História data do Dia das Crianças
No dia 12 de outubro de 1890, o presidente da república brasileira, Manuel Deodoro da Fonseca, sancionou a lei que instituía o Dia das Crianças. A data escolhida em homenagem à Princesa Isabel, irmã do Imperador Pedro II, que assinou a lei que aboliu a escravatura no Brasil, em 1888. No entanto, a comemoração só foi instituída oficialmente três anos depois, quando o presidente da república, Floriano Peixoto, sancionou a lei que a regulamentava.
Criada no final do século XIX, a data só começou a ser comemorada de forma organizada a partir da década de 1920, quando surgiram as primeiras iniciativas de promover eventos para as crianças. Na década de 1930, já havia diversas atividades sendo realizadas em todo o Brasil, como desfiles e apresentações teatrais.
A partir da década de 1940, a data começou a ser comemorada de forma mais comercial, com a realização de promoções e propaganda voltada para a venda de produtos infantis. Nos anos 1960, a data passou a ser abordada de forma mais crítica, uma vez que seu caráter comercial era cada vez mais evidente.
A partir da década de 1980, o Dia das Crianças passou a ser comemorado de forma mais ampla, com a realização de eventos em diversas cidades do Brasil. Nos últimos anos, comemora-se a data com a realização de campanhas de conscientização sobre a importância da infância e do respeito às crianças.
A data é um importante marco na história do Brasil e uma oportunidade para reflexão sobre a situação das crianças no país. Além disso, é uma data para comemoração, diversão e reflexão.
Dicas de presentes educativos
Dica 1 – Jogos de tabuleiros educativos (xadrez, dama ou jogo da velha)
Eles tem valores acessíveis, e você pai e mãe, pode brincar e interagir com as crianças. Fazer com que ela aprenda a pensar, usar estratégias, e que principalmente a brincadeira aproxime as crianças e familiares.
Dica 2 – Bicicleta ou Patinete
Para muitas crianças o primeiro brinquedo pedido aos pais é sempre uma bicicleta. Pois ela nos proporciona liberdade ao andar. Além disso, temos autonomia de decisões rápidas para se divertir brincando. Aprendemos a cuidar, limpar, e com isso a brincadeira, interação e socialização entre amigos melhora ainda mais. Nesse sentido, o patinete temos essa sensação incrível também, aprendemos a ter equilíbrio e liberdade.
Dica 3 – Instrumentos Musicais
Essa é uma maneira de fazer com que as crianças descubram diversos sons musicais. Além disso, estimular suas funções auditivas, e que quem sabe descubra algum dom musical. Certas habilidades nossas descobrimos brincando, despertamos e estimulamos a percepção cognitiva, e com isso a musicalidade.
Dica 4 – Argila e massinha
Enquanto as crianças criam e inventam formas usando massas e argilas, elas estimulam e aprimoram suas funções motoras, tato e criatividades. Elas aprendem a criar personagens, objetos e viver grandes aventuras na hora da criação. Com toda certeza uma brincadeira muito construtiva!
Dica 5 – Kit de Plantação Educativa
Para brincar na natureza, ter contato com a terra, plantas e conhecer sobre o assunto, as crianças irão precisar de vasinhos de plásticos, pequena pá, adubo e sementes. Essa brincadeira que você pode junto com ele sentar na terra, se sujar, ensinar nomes de plantas, funções de cada uma, educar a criança a cuidar e gostar da natureza.
Dica 6 – Materiais de colorir
Por fim, existem uma infinidade de livros que podemos comprar para nossas crianças. Tem diversos modelos e personagens, uns que desenvolvem a criatividade, capacidade de pré-escrita, traços fortes, coordenação motora. Afinal, desenho é uma forma divertida de ensinar e passar o tempo com as crianças. Aliás, experimente no dia 12 de outubro, sentar e viajar com as crianças neste mundo incrível.
Enfim, gostou das dicas sobre a história do Dia das Crianças e as ideias de presentes educativos? Então, deixe seu comentário logo abaixo. Veja também mais dicas, acompanhe o Tecno Blog.