As bases mais importantes da humanidade, ao longo da história, foram o patrimônio artístico e cultural e científico, etc. É por isso que ao redor do planeta existe um grande número de museus de todo os tipos, como por exemplo o de valor cultural, ciência, arte, história, religiosidade, entre outros.
Não conseguimos dimensionar o prazer que dá, principalmente para os amantes da cultura em geral, o fato de conhecer esses lugares fascinantes.
Então, se você gosta de história, ciência, arte e folclore, esperamos que você aproveite nossa lista dos 10 melhores museus mais importantes do mundo.
Índice - clique no tópico desejado
1 – Museu Britânico – Londres
Localizado no Reino Unido, considerado um dos museus mais importantes do mundo, foi inaugurado em 15 de janeiro de 1759. Localizado no coração de Londres, Inglaterra, o museu atrai milhões de visitantes todos os anos.
O Museu Britânico é um dos maiores e mais antigo museus do mundo. Nesse sentido, abriga uma das mais importantes e extensas coleções de artefatos e obras de arte do planeta. Com mais de 7 milhões de itens em seus acervos, o museu britânico cobre um espectro eclético de temas da história, da ciência, da religião e da cultura.
2 – Os Museus do Vaticano
Entre as galerias dos museus da Cidade do Vaticano – Roma; podemos encontrar uma extensa coleção de pinturas representativas da Igreja Católica Romana. Bem como, podemos observar a magnanimidade da arquitetura cristã romana.
Desde os primeiros anos do século XVI, o Vaticano abriga um dos mais ricos e admirados museus do mundo. A história do Museu do Vaticano está intimamente ligada à dos papas e à da Igreja Católica, já que a maioria das obras foram doadas por papas e outros altos dignatários da Igreja.
No século XVI, o Papa Clemente VII (1523-1534) já havia iniciado a coleção de arte do Vaticano, que ficou conhecida como a Galeria Clementina. Sucessivos papas foram aumentando a coleção, que ficou mais acessível ao público a partir do século XIX. Em 1817, o Papa Pio VII (1800-1823) criou o Museu Pio-Clementino, que apresentava aos visitantes a coleção de arte antiga do Vaticano. A partir daí, o Vaticano passou a abrigar outros museus, como o Museu Gregoriano Etrusco, o Museu Gregoriano Egípcio e o Museu Chiaramonti.
Em 2013, foi inaugurado o Museu do Vaticano, que apresenta ao público a história, a arte e a cultura do Vaticano de maneira didática e acessível. O museu é dividido em cinco seções: a Seção Pio-Clementina, a Seção Chiaramonti, a Seção Gregoriana Etrusca, a Seção Gregoriana Egípcia e a Seção Cristã. Cada seção apresenta um tema específico, que é abordado de maneira lúdica e didática.
O Museu do Vaticano é um dos mais importantes museus do mundo, tanto pelo seu acervo quanto pela sua história. Além disso, a visita ao museu é uma experiência única e inesquecível.
3 – Museu do Louvre – Paris
Desde sua inauguração, no ano de 1793, o Museu do Louvre, em Paris, na França, é considerado um dos mais importantes museus do mundo. Possui uma coleção de obras de arte que abrange desde o período medieval até o século XIX, e sua arquitetura também é um marco da história da cidade.
O museu está localizado no Palácio do Louvre, que foi construído no século XII como um castelo fortificado. No século XVI, o palácio foi transformado em um museu, e nos séculos seguintes, sofreu diversas modificações. Sua fama mundial, no entanto, só veio a partir do século XIX, quando foi aberto ao público.
Atualmente, o Museu do Louvre é um dos mais visitados da Europa, recebendo mais de 10 milhões de turistas todos os anos. Além de sua coleção de arte, o museu também abriga a famosa Pedra da Esfinge, um antigo monumento egípcio que data do século XXVI a.C. Além disso, nele estão preservadas mais de 35 mil obras de valor histórico e artístico. A obra mais famosa é a Gioconda de Leonardo Da Vinci.
4 – Galleria degli Uffizi – Florença – Itália
A Galeria degli Uffizi é um dos mais antigos e ricos museus do mundo, situado na cidade de Florença, na Itália.
A galeria foi construída para abrigar os escritórios da família Medici, que governava a cidade, no século XVI. Ao longo dos anos, a família Medici acumulou uma coleção de arte que foi aberta ao público em 1769.
A Galeria degli Uffizi é um dos destinos turísticos mais populares da Itália, atraindo milhões de visitantes todos os anos.
A galeria abriga uma das maiores e mais importantes coleções de arte do mundo, com obras de artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Botticelli.
5 – Museu Metropolitano de Arte – Nova York
O Museu Metropolitano de Arte de Nova York, também conhecido como o Met, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Fundado em 1870, o Met tem um acervo de mais de 2 milhões de obras de arte, que datam desde a antiguidade até a arte moderna.
O museu está localizado no Upper East Side de Manhattan e tem cinco edifícios, incluindo o novo Met Breuer, que abriu em 2016. Com mais de 7 milhões de visitantes por ano, o Met é o museu mais visitado nos Estados Unidos.
Este museu abriga obras de arte contemporânea como: Pablo Picasso, Jackson Pollock; além de obras de: Rafael, El Greco, Rembrandt, Velázquez.
6 – Museu do Prado – Espanha
O Museu do Prado é um dos museus mais importantes do mundo, e foi fundado em 1819. O museu está localizado em Madrid, Espanha, e contém um grande número de pinturas e esculturas de artistas renomados.
Entre as principais obras do museu, estão as pinturas de Velázquez, Goya, Murillo, Rubens, artistas que retratam a vida e a história da Espanha. O Museu do Prado também abriga uma importante coleção de esculturas antigas, e uma coleção de arte oriental.
O Museu do Prado tem sido um dos mais prestigiados museus de arte do mundo. Com uma coleção que abrange desde o século 12 até o século 19, o museu é um verdadeiro tesouro para amantes da arte. Além de sua coleção, o Museu do Prado também abriga uma biblioteca, um café e um restaurante.
O Museu do Prado é um lugar imperdível para os amantes da arte, e principalmente para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura da Espanha.
7 – Museu Egípcio – Cairo
O Museu Egípcio de Cairo é um museu de antiguidades egípcias que apresenta uma ampla coleção de artefatos do Antigo Egito.
Inaugurado em 1902, o museu está localizado no Cairo, no Egito. Aliás, é considerado um dos mais importantes e ricos museus do mundo, apresentando uma das maiores e mais completas coleções de artefatos egípcios.
A coleção do museu inclui mais de 120.000 itens, dos quais mais de 25.000 são antiguidades egípcias. Além dos artefatos, o museu também apresenta uma coleção de múmia egípcia, que inclui a múmia do faraó Ramsés II, considerada uma das mais importantes e bem preservadas múmias egípcias.
As obras que você encontra por lá mostram grande parte da história do Egito Antigo.
8 – Rijksmuseum ou Museu Nacional de Amsterdã – Holanda
O Rijksmuseum é um dos maiores e mais importantes museus da Holanda, situado em Amsterdã. É conhecido pelas suas coleções de arte e artefatos históricos, que incluem obras-primas de Rembrandt, Vermeer e outros grandes mestres holandeses.
O museu também abriga uma das maiores coleções de arte chinesa fora da China, bem como uma rica coleção de arte japonesa. Além disso, você pode encontrar os exemplos mais importantes da Idade de Ouro holandesa.
9 – Museu Smithsoniano de Arte Americana – Estados Unidos
Desde a sua inauguração em 1964, o Museu de Arte Americana Smithsonian tem sido um dos principais destinos para aqueles que procuram uma experiência cultural nos Estados Unidos.
Com mais de 19 milhões de visitantes anuais, o museu apresenta um amplo panorama da história da arte americana através de sua coleção de mais de 140.000 obras.
Esse museu abriga um dos mais importantes acervos de arte americana do mundo, com obras que datam desde o século 18 até os dias atuais. Além da diversidade de artistas e obras representadas, o museu é conhecido pelas suas exposições inovadoras, que apresentam a arte americana de forma criativa e inovadora.
Desde pinturas à esculturas, fotografias e gravuras, o Museu de Arte Americana Smithsonian oferece aos seus visitantes uma riqueza de experiências para serem desfrutadas.
Localizada em Washington, estão em exposições as maiores artes dos Estados Unidos.
10 – Museu Hermitage – Rússia
O Museu Hermitage, situado em São Petersburgo, Rússia, é um dos maiores e mais prestigiados museus do mundo.
Fundado em 1764 pelo czar Pedro, o Grande, o Hermitage abriga uma coleção de arte e antiguidades que rivaliza com a do Museu do Louvre, em Paris.
Com mais de 3 milhões de peças, o museu ocupa seis palácios históricos, incluindo o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares.
O Hermitage é um dos mais populares destinos turísticos da Rússia, dessa forma, atraindo anualmente mais de 4 milhões de visitantes.
Considerações finais
Sem dúvida, esses museus são de grande importância para a humanidade. Neles, podemos observar um esplêndido patrimônio artístico, cultural, científico, religioso e filosófico.
Em suma, descreve os eventos mais importantes desde os tempos antigos, ou mesmo muito mais atrás, à nossa era tecnológica e científica. Portanto, se você tiver a oportunidade de visitar alguma dessas cidades, não deixe de fazer um tour pelos seus museus e galerias.
Enfim, gostou do post? Então, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos! Veja mais curiosidades legais no Tecno Blog.